menu close menu

Blog

Aleitamento Materno | Amamentar Sim. Julgar Não.

 

 “Amamentar. Ninguém pode fazer por você.
Todos podem fazer junto com você”
é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2017

 

 

Amamentar é um ato de amor e eu concordo muito com isso.  Incentivar as mães a amamentar é muito bom, mas julgar não. Estimular e criar grupos é bacana, já excluir, não. Muitas mães sonham com esse momento, algumas conseguem, outras não. Os motivos não cabem a nós avaliar. Você já se deu conta do quão sofrido pode ser tentar e não conseguir?

 

 

Mais do que comentários dos mais variados e sem noção, mães precisam de amor, apoio e empatia. Olhar torto e balançar a cabeça em nada ajuda. Mãe precisa de orientação e, às vezes, mais do que isso, precisa mesmo de ajuda e de compreensão. Tanto para quem coloca o peito na rua, como para quem leva a mamadeira.

 

Amamentar é amor não só quando se tem sucesso, mas também quando não se tem. Porque pode ser algo natural, mas pode não ser também. Pode ser algo muito fácil e instintivo, mas pode ser bem difícil. Pode ser simples, pode mas ser tão complicado também. Pode ser prazeroso, mas também pode doer e muito, não só no peito, mas na alma.

 

 

Seguir em frente na amamentação requer amor, mas às vezes encarar e decidir parar de amamentar também. Há muito mais amor na maternidade, inclusive aceitação. Aceitar diferenças e limites, aceitar que há mães que até conseguem amamentar, mas por doença, trabalho ou tratamento não poderão continuar…

 

 

Por isso nessa semana mundial de aleitamento materno vamos sim amar mais, nos doar mais, apoiar mais e julgar menos. Ajudar significa não apenas dizer o que ela precisa fazer, mas dá o ombro, um braço uma perna para que ela possa ter tranquilidade para este ato, e claro, criticar menos!

 

 

Cada uma de nós carrega uma história, uma realidade diferente, uma família. O que para uma mãe é básico, para outra pode ser um é privilégio e por aí vai. Comparações não ajudam em nada, e culpa só faz mal. Porque amor não se mede, não se rotula. Amor se exerce. Amamentar sim. Julgar não.

 

Beijos, 

 

Nine 

 

Gostou? Se identificou? Compartilhe. Deixe seu comentário!

 

Deixe seu comentário