menu close menu

Blog

+Saber | Desenvolvimento Infantil: Bagunça ou Criatividade?

 

 

Você sabia que #bagunça pode ser sinônimo de criatividade? A gente quase tem um mini ataque cardíaco quando vemos a sala lotada de brinquedos espalhados por todos os cantos, né? Agora, o melhor é que muitos cientistas e pesquisadores já relacionaram a bagunça com estados intensos de criatividade. (Que bom que existe um lado positivo…rs)

 

De acordo com o artigo do site Incrível,citado na Pais&Filhos de março deste ano, a natureza vive em desordem e isso reflete nas nossas casas. Quem vive com o quarto bagunçado é chamado de quê? Bagunceiro! Mas esse artigo relembra grandes gênios que também tinham essa característica como Jim Morrison, Albert Einstein e J.K Rowling. Uma frase famosa de Einstein é: “Se a desordem no escritório significa desordem na minha cabeça, então o que significará uma mesa vazia?”

 

Um outro estudo da Universidade do Minnesota, dos Estados Unidos, concluiu que bagunça e criatividade andam lado a lado. De acordo com os autores da pesquisa, que realizaram três experimentos com participantes de perfis distintos, promovendo exercícios em salas bagunçadas e organizadas, é mais benéfico ter uma mesa bagunçada no início de um projeto e uma limpa no final. Isso porque um ambiente bagunçado promove o pensamento criativo e ideias não convencionais, enquanto uma mesa limpa vai ajudar a pessoa a se concentrar, ao mesmo tempo que gera mais aderência a convenções sociais e tradições.

 

Então vamos olhar com outros olhos a bagunça dos nososs filhos e ver como aprendizado e estímulo para criatividade!! E talvez o que precisamos focar é ensina-los a arrumar tudo depois!! Tô nessa pegada!!

 

Beijos, 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário