menu close menu

Blog

+Saúde | Como ter uma Vida +Saudável?

 

 

Ter uma vida saudável é que todos queremos, não é verdade. Ser saudável implica uma vida com mais saúde, mais qualidade de vida e é o sonho de todas nós. Com a gravidez passamos a cuidar mais da alimentação, cuidados do nosso corpo também com alongamentos e exercícios de baixo impacto, isso é bem verdade.

 

 

Mas, é no pós parto que as coisas complicam um pouco para a gente, né? Envolvidas com as novas demandas do bebê, com noites perdidas, falta disposição e energia para os exercícios. Com tantas tarefas acaba faltando tempo para cuidar da alimentação também, a gente acaba comendo comida fria, requentada e que dá. E aí é que acabamos não consumindo aliementos saudáveis… e cria um círculo vicioso. E quanto mais ficamos sedentárias e nos alimentando mal, mais continuamos nesse círculo.

 

 

Mas, o que é ser saudável? 

 

 

 

Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS) saúde é “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença”. Ou seja, ser saudável não é apenas a ausência de doença, mas essencialmente o bem estar físico e mental do indivíduo. Não é por acaso que a OMS define a saúde desta forma, dando à palavra um significado muito mais abrangente do que apenas o simples antônimo de doença.

 

Ainda que a saúde apareça, naturalmente, associada à palavra medicina, esta vai muito para além do significado que, muitas vezes, o senso comum lhe atribui, associando-a apenas, normalmente à medicina curativa. A medicina é, todavia, bem mais do que isso, pois a sua preocupação maior é a prevenção de doenças. Os médicos estão conscientes que a prevenção é fundamental num sistema de saúde que se quer “saudável”. 

 

 

Stress e Má Alimentação

 

 

O estilo de vida das pessoas, a má alimentação, o stress, entre outros fatores, estão a contribuir, fortemente, para tornar os problemas mais agudos. Poderíamos citar, como exemplos, a diabetes e a hipertensão arterial, doenças muito associadas aos hábitos das populações modernas. Muitos dos problemas que a medicina moderna ajuda a solucionar poderiam ser, facilmente, evitados se fossem seguidas algumas das recomendações essências à prática de um estilo de vida saudável.

 

 

Como ter hábitos de vida + saudávéis?

 

 

 

 

 

A vida é feita de opções. Tome as suas em consciência, encontre o equilíbrio entre os prós e contras dos seus gostos pessoais, rumo a uma vida mais saudável e sem esquecer em última análise, que é a sua qualidade de vida que pretende melhorar. Mudar hábitos e condutas é imprescindível!

 

Viver saudável também está nas nossas mãos. Não julguemos que podemos comer quantidades excessivas de açúcar todos os dias e que caso um dia, venhamos a padecer de diabetes será, meramente, uma questão do destino e de má sorte. Não podemos julgar que estando sujeitos, diariamente, a elevadas doses de stress e de forma persistente não pagaremos um dia um elevado preço por isso. Não achemos que podemos ser fumadores durante anos e não colheremos problemas respiratórios e uma degradação da nossa qualidade de vida.

 

As nossas atitudes fazem-se refletir mais tarde ou mais cedo na nossa saúde!

 

Obviamente, a nossa atitude perante a vida é um fator determinante para a tornar mais saudável. Pense a vida pela positiva e sinta-se bem consigo próprio antes de qualquer atitude. Por isso, existem duas coisas fundamentais:

 

Em primeiro lugar a nutrição. Uma boa alimentação, pode fazer muito mais pela sua saúde do que aquilo que imagina. Nutrição e vida saudável são conceitos indissociáveis.

 

 

Em segundo lugar o exercício físico. Este, desde que efetuado da forma adequada, pode também melhorar imenso a sua saúde e bem estar, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.

 

Pense no exercício físico como algo positivo e relaxante e não como algo rígido e “que tem de ser”. Descubra qual a atividade que mais gosta e perceba os benefícios que ela lhe pode proporcionar! Esse é o melhor caminho! 

 

Mude apenas estes dois fatores e descubra uma vida mais saudável. E se este post te motivou, dê uma olhada neste post sobre a dieta Paleolítica nesse link!

 

 

E se você quiser saber mais e receber dicas para uma vida mais saúdável, clica neste link do programa emagracimento rápido!

 

Beijos, 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário